Bem vindos à minha casa!

Se você chegou até aqui é porque gosta de decoração, comidinhas gostosas, casinha arrumada. E é o que você vai encontrar, mas com um detalhe:, tudo com pouquíssimo dinheiro, muita criatividade, reciclagem e reaproveitamento. Entre e fique à vontade e por favor, comente. Adoro ouvir as opiniões de quem passa por aqui. E as perguntas, dúvidas ou sugestões deixadas nos comentários, serão respondidas por aqui mesmo.

domingo, 23 de maio de 2010

3

Como tingir pérolas


Uma das coisas que mais faço por aqui são bijuterias.
E por mais estranho que pareça eu quase nunca posto nada sobre isso, porque quase nunca tenho tempo de fotografá-las antes de irem embora.

Há algum tempo tenho mexido bastante com pérolas e olhando, por aí, vi que era possível tingí-las.
Aqui eles indicam um produto que nunca vi aqui, então resolvi testar com aquele pó para tingir tecido.
Deu certo.

A primeira testei com a cor preta e para minha surpresas ganhei pérolas douradas. (Foto 4)
A intensidade da cor vai variar com a quantidade de produto e tempo que você deixar suas pérolas na imersão.

Na segunda tentativa tentei fazer roxas, mas na empolgação coloquei corante demais e não dissolvi bem, aí elas ficaram manchadas. (Foto2)

Só testei com pérolas de vidro, mas creio que usando o corante com água fria também se consiga algum resultado com pérolas de plástico.
Li também em algum lugar que se pode usar corantes naturais como cascas de cebola, vegetais,etc...,
Tentei com beterraba, mas não deu certo.

As pérolas das foto 5,6 e 7 foram tingidas com preto sintético e marrom e amarelo para algodão.


Para tingir pérolas de vidro você vai precisar de:


1 panela velha (deixa só para esse uso)
Água
Pó para tingir roupas
Colher de Inox
Peneira
Prato
Guardanapos de papel


Coloque 500ml de água em uma panela velha e leve ao fogo para ferver. Quando levantar fervura acrescente a quantidade desejada de corante misture bem, coloque as pérolas em uma peneira de inox ou em um tule, como feito
aqui, e mergulhe-as na solução, até atingir o tom desejado. Então, retire e enxague-as.
Coloque as pérolas para secar sobre o guardanapo. E pronto você terá pérolas diferentes.


Observações importantes:

1. Existe dois tipos de corantes o para algodão e o para tecidos sintéticos. Esse segundo contém amônia, então, quando usado o cheiro não é nada agradável. Se você for usar esse segundo, ventile bem o local e retire as crianças de perto.
Eu adorei o resutado com o
corante para sintéticos, mas o cheiro é terrível. O rosa claro da foto 2 e o verde claro, cinza claro, e amarelo da foto1 foram feitos com o corante sintético. Ele deixa as pérolas menos manchadas e as cores mais suaves.

2. Os dois tipos de corante podem ser usados. Fiz testes com os dois.
Os resultados variam bastante. Tentei, mas não sei explicar, por que algumas cores fixam super bem e outras não, independente do corante ser para sintéticos ou algodão.
Tentei também fixar um tempo ideal para cada tom, mas
o resultado sempre variou.

3. Se você colocar muito corante as pérolas ficam com pontinhos mais saturados de cor. O ideal é no máximo meio potinho para meio litro. No próximo post vou dar odéias do que fazer com as pérolas manchadas. Eu adoro elas.

4. Quando as pérolas ainda estão úmidas, NÃO esfregue-as ou elas descascarão, quandos secas elas voltam ao normal e não descascam mais.

Conclusão:

Se você precisa de precisão, importe o produto indicado
aqui nesse tutorial, mas se você quer se divertir e ter resultados quase inesperados e baratos siga as instruções acima.

Usei a mesma técnica para tingir bolas de madeira e funcionou super bem. Rápido e fácil. (Segunda foto)

Qualquer dúvida, sugestão, opinião deixe um comentário, please.

3 comentários:

  1. Olá!
    Eu tenho uma dúvida: será que as pérolas tingidas dessa forma não "soltam cor" em roupas, durante o uso? Você testou?
    Obrigada pela dica...
    Adriana Gama

    ResponderExcluir
  2. Escolhendo seu Dye

    Escolhendo um tipo de corante é uma preferência pessoal. Você pode comprar tintas de tecido passo a passo ou você pode comprar duas etapas artesanal de fibra-reativa cores que podem ser misturadas e combinadas para que sutil tom perfeito. Outras opções incluem tintura substâncias naturais tais como vegetais ou minerais. Corantes naturais irá produzir uma mão-criada efeito artístico, no entanto, vai ser um desafio para reproduzir uma cor, devido à natureza dos produtos orgânicos.

    Preparando o Pérolas

    Lavar as pérolas com água e sabão, como o sabão Ivory ®, para remover todos os óleos da superfície das pérolas, porque o petróleo vai afetar a saturação do corante uniforme. Deixe o ar pérolas secar por cerca de duas horas depois de serem limpos. Não esfregue as pérolas, como você pode danificar as camadas de nácar.

    ok querida espero que a dica te ajude
    bjão

    ResponderExcluir
  3. opcional

    Uma vez que as pérolas são tingidas seco, pincel sobre uma camada de "fixador artistas para selar a nova cor, o que ajudará a reduzir a desvanecer-se.

    pérolas tingido pode desaparecer com o tempo e desgaste. Se desejar, você pode re-dye as pérolas para trazer de volta a vibração. Você também pode bleach pérolas tingidos então re-dye-lhes uma cor diferente para um novo olhar fresco!

    Depois que você se sentir à vontade com este processo básico, você pode experimentar para criar o seu próprio método exclusivo com corantes variados e de calendário. É uma boa idéia para manter um jornal processo que inclui volumes de corante e água, bem como medidas de tempo para que qualquer processo de tentar pode ser re-criado com resultados semelhantes. Artisan livros de tingimento de tecido fornecer variações destas técnicas, bem como uma abundância de inspiração.

    ResponderExcluir

Gostou então comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recent Posts

Blogobo.com