Bem vindos à minha casa!

Se você chegou até aqui é porque gosta de decoração, comidinhas gostosas, casinha arrumada. E é o que você vai encontrar, mas com um detalhe:, tudo com pouquíssimo dinheiro, muita criatividade, reciclagem e reaproveitamento. Entre e fique à vontade e por favor, comente. Adoro ouvir as opiniões de quem passa por aqui. E as perguntas, dúvidas ou sugestões deixadas nos comentários, serão respondidas por aqui mesmo.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

0

Muito além da reciclagem


É fundamental! fazer uma reflexão séria sobre o nosso comportamento para com a preservação do mundo. Cegos com o desenvolvimento, buscando incessantemente a superação dos nossos próprios limites, temos negligenciado ano após ano, década após década, a grande responsabilidade pela destruição gratuita da natureza. Já não se trata de fazer alguma coisa para alterar o rumo. A natureza está doente e necessita emergentemente que façamos tudo, mas tudo mesmo, para impedir que morra, semeando e replantado em vez de colher e assumir de uma vez por todas que temos de deixar de ser predadores, mas simples elementos de uma maravilhosa "casa" para viver e que para ser manter habitável teremos de cuidar dela.

Reduzir, reutilizar, reciclar. Os três erres são pilares fundamentais para uma atitude mais ecológica e nos lembram de que a reciclagem não é o único caminho para lidar com o problema do lixo: é preciso também combater o desperdício. O Jornal Hoje mostrou que os benefícios destas práticas não se limitam à questão ambiental: a reutilização, por exemplo, também faz bem para o bolso e para a sociedade.

A reportagem exibiu o trabalho de uma ONG que recolhe material escolar usado e encaminha para alunos carentes no Nordeste. Também mostrou a promoção que uma papelaria fez, com descontos para quem leva o caderno usado na compra de um novo, e uma biblioteca diferente, onde mães podem trocar os livros que os filhos usaram no ano anterior.
Sempre sobra material escolar do ano anterior, e todos eles podem ser reutilizados.
Tudo o que sobrou nos estojos de milhares de crianças tem serventia – giz de cera, lápis, cola, tinta... Voluntários da ONG Amigos do Bem apontam, separam e arrumam o material doado. “Mesmo os toquinhos de lápis pequenos, que muita gente não usa, a gente aproveita“, conta a voluntária Magali Potente
Quando o ano letivo começar, pacotinhos de material reaproveitado farão a diferença na vida de alunos carentes em Alagoas, Pernambuco e Ceará. “Eles não têm nada lá, então ficam felizes com tudo que a gente leva”, diz Magali.

Já imaginou a quantidade de árvores que é preciso derrubar para fazer os milhares de cadernos que os estudantes usam e jogam no lixo no final do ano? Pois uma rede de lojas de material escolar descobriu um jeito de gerar economia para pais e alunos e diminuir os prejuízos á natureza.

Na loja, cada quilo de caderno usado vale R$1de desconto na compra de cadernos novos e folhas de sulfite. Só no ano passado, 30 toneladas de cadernos velhos foram transformadas em papel e cadernos reciclados.

Reciclar, aproveitar e usar de novo também são as palavras de ordem des mães de crianças de uma escola particular em São Paulo. Há quatro anos, uma delas decidiu agir para que os livros usados durante o ano pelos filhos não fossem para a lata de lixo. “A reciclagem é tudo hoje em

dia, e o valor do livro é significativo”, justifica a voluntária Carolina Itiberê.

Do trabalho das mães, nasceu a bibliotroca. “Ano passado, não comprei nenhum livro para o meu filho e economizei quase R$ 1.500”, conta Maria das Graças Neves, também voluntária na escola.

O sucesso da bibliotroca também é garantido pela mudança de comportamento dos alunos. Eu escrevo com lápis, não rasgo e tento não desenhar muito no livro...”, diz Fábio da Rocha Azevedo, de 12 anos.

Foto: jaylopez/stock.xchng

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Gostou então comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogobo.com