Bem vindos à minha casa!

Se você chegou até aqui é porque gosta de decoração, comidinhas gostosas, casinha arrumada. E é o que você vai encontrar, mas com um detalhe:, tudo com pouquíssimo dinheiro, muita criatividade, reciclagem e reaproveitamento. Entre e fique à vontade e por favor, comente. Adoro ouvir as opiniões de quem passa por aqui. E as perguntas, dúvidas ou sugestões deixadas nos comentários, serão respondidas por aqui mesmo.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

4

S.O.S Sabonetes Artesanais

Dicas para fazer o sabonete espumar

espumar sabonete

Para quem faz sabonetes artesanais uma das dificuldades que têm é como fazer o sabonete espumar mais.

O que corta a espuma é a presença de produtos oleosos (como as essências) por isso que sabonetes que contêm manteiga de carité ou manteiga de cacau, espumam menos.

A dica é acrescentar à receita um pouco de lauril, que vai fazer o sabonete espumar mais. Esse produto pode ser encontrado em farmácias ou em lojas de artigos para sabonetes.

Aqui no blog, já dei também uma dica de como escolher a base glicerinada, que também pode influenciar na qualidade do seu sabonete.

Se você conhece alguma outra dica para o sabonete espumar mais, deixe um comentário no blog.

Como escolher a base glicerinada para sabonetes

Muitas pessoas perguntam porque o sabonete está ficando mole ou porque não espuma muito. Fora alguns fatores que podem interferir no processo para que isso ocorra, um dos prováveis motivos é a base glicerinada de má qualidade.

Hoje existe no mercado uma boa variedade de bases glicerinadas, muitas delas têm melhorado bastante em qualidade frente a um mercado de consumidoras cada vez mais exigentes, mesmo assim deve-se prestar atenção na hora de comprar e ser bastante criteriosa ao escolher, observando esses ítens:

  • Uma boa base glicerinada é aquela que não produz odor desagradável, muitas que contém em sua composição gordura animal e outros ingredientes de má qualidade, tendem a apresentar este inconveniente;
  • Outra coisa a observar nas bases transparentes é se a base apresenta flocos ou tufos foscos ou esbranquiçados, estas bases tendem a não dar boa transparência no sabonete, por isso, escolha aqueles de cor uniforme;
  • Dispense também aquelas que estiverem úmidas e apresentam inclusive manchas de molhado no rótulo que normalmente é de papel, ou, que você perceba estarem muito úmidas ao contato, elas produzirão um sabonete mole demais. Também aquelas com forte cheiro de álcool, caso isto ocorra reclame e peça a troca.

Com o tempo você irá conhecendo as marcas existentes e as características de cada uma, até que possa eleger uma de sua preferência.

Dicas para o preparo do sabonete artesanal

Muitos leitores já viram a receita de sabonete basica aqui no blog e alguns tiveram dúvidas na hora de fazer, então reuni aqui algumas dicas importantes a serem observadas na hora do preparo.

Passo 1: Pese a quantidade de base glicerinada necessária para a receita, corte em pedaços pequenos e coloque tudo dentro de uma panelinha esmaltada (de ágata) ou inox e coloque em banho-maria para derreter.
Dica: Nunca utilize recipientes de alumínio. Não deixe aquecer mais do que 70ºC, para não “queimar” a base, isto pode acarretar problemas no sabonete tais como aroma desagradável ou sabonetes que suam ou ficam constantemente molhados.
Se a quantidade for pequena o suficiente para 1 ou 2 sabonetes pequenos, você pode derretê-los no microondas colocando em pote de plástico próprio para microondas. (Inicie colocando em intervalos de 15 segundos (varia conforme o aparelho). Derreta a glicerina por completo.

Passo 2: Enquanto derrete a glicerina ou mesmo antes, separe os ingredientes que serão utilizados e tudo a mão: os aditivos, corantes, essências e fôrmas.

Passo 3: deixe amornar um pouco, mas não o suficiente para começar a endurecer, com o tempo você vai pegando prática, mesmo porque, este ponto varia conforme a base e o fabricante. Adicione os aditivos como extratos líquidos e óleos vegetais, também as manteigas de cacau ou cera de abelha previamente derretidas em recipiente separado.

Passo 4: Adicione o corante líquido, que pode ser alimentício (estes tendem a desbotar mais rápido) ou os próprios para sabonetes à base de água.
Dica: lembre-se de que alguns extratos dão cor e conforme o corante que se utiliza pode dar um resultado diferente daquela esperada.

Passo 5: Adicione essência própria para sabonete, a proporção geralmente é de 25 ml para cada quilo de base, esta proporção varia para mais ou para menos conforme a essência escolhida, o fabricante e seu gosto. Mexa lentamente para não formar muita espuma.
Dica: Não utilize essência para velas porque não são essências aprovadas para uso na pele. Não coloque a essência com a glicerina muito quente, pois, com o calor a essência tende a evaporar e se dissipar, pois elas contêm elevado teor alcoólico, o mesmo ocorre com os extratos glicólicos.

Passo 6: Derrame nas forminhas, caso se formem bolhas, você pode dissipá-las borrifando um pouco de álcool de cereais. Aguarde o endurecimento (em torno de 20 minutos para as forminhas pequenas).
Dica: Evite um local com muita corrente de ar para fazer seus sabonetes, não os coloque na geladeira para acelerar o endurecimento, sabonetes não são como gelatina que endurecem com o frio, eles endurecem pelo processo da massa mesmo. O que você pode fazer é colocá-los na geladeira após seu endurecimento por uns 20 min. ou meia hora para facilitar sua retirada do molde, caso isto não esteja acontecendo com facilidade.

Passo 7: Embale os em filme de PVC.
Dica: No caso de se formarem algumas bolhas de ar entre o filme e o sabonete, comprometendo seu acabamento, fure o filme de PVC com a pontinha de uma agulha e passe um pano expulsando a bolha, cuidado para não forçar e marcar o sabonete.

Passo 8: Coloque todos os utensílios de molho em água quente de preferência. Mantenha seus utensílios sempre limpos. Guarde a base sempre bem embrulhada em plástico para que esta não se desidrate.

Como eu havia prometido a vocês, aí está a primeira receita de sabonete artesanal, essa é a receita básica, ideal para você começar. Para fazer outros sabonetes é só seguir esses mesmos passos e acrescentar os outros ingredientes.

Produtos químicos necessários:

- 1 Kg de base de glicerina para sabonetes (branca ou transparente);
- 30 mL essência para sabonetes;
- corante alimentício (anelina);
- álcool de cereais.

Algumas essências são mais fortes que outras, dependendo da qualidade. Procure dosar ao seu gosto, não sendo necessário seguir a risca a quantidade especificada acima. Você vai encontrar esses materiais em lojas de artigos para perfumaria e farmácias de manipulação.

Material de apoio necessário:

- 1 panela de vidro, ou esmaltada (nunca usar de metal ou alumínio);
- 1 forma para banho-maria;
- bastão de vidro;
- moldes de silicone ou plástico;
- filme plástico para embalar.

1 – Pique a base para sabonete em pedaços pequenos;
2 – Na panela derreter a base em banho-maria (não deixe a temperatura da água muito quente, para evitar que a base ferva);
3 – Retire do fogo quando estiver totalmente derretida, coloque o corante aos poucos até atingir a cor desejada;
4 – Espere esfriar um pouco, até formar uma nata fina em cima da base. Caso não faça isso a essência e o extrato (se estiver usando) irá evaporar e seu sabonete não ficará perfumado;
5 – Adicione a essência e mexa com o bastão de vidro. Evite mexer muito pois poderá fazer espuma, se fizer borrife com álcool de cereais para retirá-la. Segure com o bastão de vidro a película que se forma e despeje o líquido na forma escolhida;
6 – Borrife álcool de cereais pra evitar a formação de espuma;
7 – Espere secar por mais ou menos 30 minutos (depende da quantidade utilizada) e desenforme;
8 – Se necessário retire as rebarbas com uma faca sem serra;
9 – Aguarde umas 2 horas para embalar em filme plástico;
10 – Coloque em cestinhas, caixas ou sacos de celofane.

Sabonete em Barra Melancia

Material:

1kg de glicerina transparente ou branca

1kg de glicerina branca

160 ml de essência de melancia

120 ml de lauril líquido

100 ml de extrato glicólico de Limão

Corante cosmético nas cores: vermelho, amarelo e azul

Tubo de PVC de 3 polegadas com 25 cm de comprimento e terminal

Tubo de PVC de 4 polegadas com 25 cm de comprimento e terminal

Sementes desidratadas

Colher de inox ou espátula de silicone

Faca

Tábua de carne

Medidor

Garfo

Panela esmaltada

Fogão elétrico

Modo de fazer:

Pique 1 kg de glicerina transparente em cubos, leve ao fogo na panela esmaltada até derreter. Retire do fogo e acrescente 80 ml de essência de melancia, 60 ml de lauril líquido, 50 ml de extrato glicólico de Limão e o corante cosmético vermelho, mexendo até deixar a mistura homogênea. Em seguida, despeje no cano de PVC de 3" que deverá estar lavado e bem limpo, e já lacrado com o terminal.

Após a glicerina da 1ª etapa estar fria e rígida, vamos desinformá-la, pegar o garfo e raspar toda sua volta, para que a segunda etapa grude nela e não se solte, em seguida vamos colocá-la no centro do tubo de PVC de 4" que deverá estar limpo e lacrado com o terminal.Reserve.

Pique 1 kg de glicerina branca em cubos, leve ao fogo na panela esmaltada até derreter. Retire do fogo e acrescente 80 ml de essência de melancia, 60 ml de lauril líquido, 50 ml de extrato glicólico de Limão e o corante cosmético nas cores amarelo e azul, a olho, misturando as duas cores até chegar no tom de verde desejado. Misture tudo muito bem e despeje na forma já preparada da segunda etapa. Depois é só esperar esfriar e ficar rígida para desinformar, uma dica é esperar de um dia para o outro para que a glicerina retraia um pouco e desinforme mais fácil. Corte em rodelas de 2cm, irá render 10 pedaços, que deverão ser cortados ao meio e depois colocado as sementes um a um para finalizar.

Mulher.com

Sabonetes em barra com bucha

Material necessário:

3kg de Glicerina transparente

Essência de mel

Corante na cor laranja

Álcool de cereais

Meio tubo (cano) de PVC do diametro que acomode a bucha

Bucha vegetal inteira

Panela esmaltada

Bastão de vidro para mexer

Modo de fazer:

Pegar o tudo de PVC e vedar uma das extremidades.

Acomodar a bucha vegetal no interior do tubo de PVC.

Na panela esmaltada derreter toda a glicerina. Quando estiver derretida borrifar álcool de cereais e colocar a essência e o corante. Com o bastão de vidro, misturar bem.

Derramar a mistura dentro do tudo de PVC e espere secar (aproximadamente 10 horas).

Para desenformar, basta empurar o sabonete por uma das extremidades.

Sabonete Divertido

Materiais:

Glicerina transparente

Aplique diversos

Mariander

Essência de chocolate

Formas

Panela Esmaltada

Fogareiro

Bastão de Vidro

Álcool de Cereais

Passo a passo:

Corte em cubos a glicerina transparente para facilitar o derretimento;

Derreta com a panela esmaltada em banho Maria toda glicerina;

Borrife álcool de cereais para retirar a nata;

Adicione a essência de sua preferência;

Coloque o aplique escolhido no fundo da forma e segure-o no fundo enquanto despeja a glicerina;

Espere endurecer e desinforme.

Atelie naTv

Boneco de neve

Materiais:

•1 kilo de glicerina branca

•Meio kilo de glicerina cristal

•3 tupper ware pequenos

•Corante cosmético amarelo e azul que vai chegar no tom do verde e corante vermelho

•Fogao elétrico

•Faca sem serra

•Ralador

•Espátula de silicone ou colher de inox

•Tabua de madeira

•60 ml de essencia de sua preferencia

•30 ml de lauril líquido(espumante)

•25 ml de extrato glicólico(hidratante)

•Forma de madeira de ½ kilo

•Saco plástico transparente

Passo a passo:

Processo de produçao das barras coloridas

1.Derreta o kilo da glicerina em fogao elétrico.

2.Quando estiver em estado líquido retire do fogo e divida 500 ml de glicerina num tupper ware e 250 ml nos outros dois.

3.No pote de 500 ml voce não precisará colocar corante .

4.Acrescente apenas 10 ml da essencia escolhida.

5.No tupper ware seguinte voce colocará 5 ml de essencia e corante vermelho.

6.No terceiro tupper ware acrescente 5 ml de essencia ,o corante amarelo e o azul.

7.Coloque mais corante azul do que amarelo.

8.Voce chegara ao tom de verde bandeira.

Quando as barras estiverem duras retire as do tupper ware e reserve .

9.Essas barras voce poderá usar dentro de um ano, sempre que precisar desenvolver outros bonecos.

Processo de modelagem

1.Coloque o saco plástico na forma e reserve.

2.Raspe a barra branca com uma faca sem serra

3.Faça duas bolinhas ,uma maior outra menor.

4.Coloque as miçangas no lugar dos olhos e no lugar dos botoes.

5.Grude a bolinha maior na menor.

6.Com a barra verde voce vai ralar e colocar os raladinhos no fundo da forma.

7.Com a vermelha voce precisará ralar no ralador e obter alguns fios .

8.Eles serao envolvidos no pescoço do boneco.

9.Arrume seus bonecos na forma apertando levemente pra que ele grude no ralado do fundo.

Último processo

1.Derreta ½ kilo de glicerina cristal.quando estiver em estado líquido retire do fogo e acrescente 40 ml da essencia escolhida,25 ml de extrato glicolico de aveia e 30 ml de lauril líquido.

2.Tampe a panela pra não criar nata,se criar coloque ela pra dentro da panela pra que o calor a derreta novamente.

3.Espere que a glicerina atinga uma temperatura suportavel ao toque.

4.Encha sua forma com calma e com muito cuidado.

5.Espere endurecer e retira da forma.

6.Corte em pedaços e embale com celofane bopp que é indicado pra artesanato.

Ateliê na Tv

Ovos de Páscoa de sabonete

Material necessário:

500 g de base de glicerina para sabonete

1 colher lauril líquido

1 colher extrato glicólico

1 colher essência a base óleo

corante a base de água

colher, espátula, faca, becker

plástico filme para embalar os sabonetes

forma de silicone em formato de ovo de páscoa

Passo a passo:

1.Corte a base de glicerina em pequenos pedaços para facilitar o derretimento.

2.Coloque o becker no microondas por 1 minuto na potência máxima.

*Verifique se está todo derretido, caso necessite, deixe mais 30 segundos e verifique novamente. Repita até que a base esteja totalmente derretida.

3.Na base derretida (quente), coloque 1 colher de lauril.

4.Adicione 1 colher de extrato glicólico.

5.Adicione 1 colher de essência de sua preferência.

6.Misture bem, cuidadosamente para não formar espuma.

7. Para um efeito mesclado no sabonete, coloque algumas gotas do corante diretamente na forma.

8. Em seguida encha a forma com mistura. Aguarde esfriar totalmente para desenformar.

9. Outra opção é colorir a mistura adicionando o corante nela.

10. Misture bem.

11. Coloque a mistura na forma e aguarde esfriar totalmente para desenformar.

12. Desenforme com cuidado.

13. Embale cada sabonete em plástico filme.

.Sabonetes diferentes que parecem frutas...

Veja como fazer, perfumar e encantar. Use no lavabo ou seja original para presentear.

Material:

- 1 Kg de base glicerinada para sabonete incolor;

- 30 ml de essência de Kiwi;

- 2 ml de corante líquido alimentício na cor verde;

- fôrma de silicone com oito lados;

- sementes de gergelim preto;

- álcool de cereais em spray;

- filme plástico (para embalar);

- etiquetas auto-adesivas " Sabonete Artesanal " (opcional);

- faca;

- tesoura;

- espátula;

- panela esmaltada.

Passo a passo:

1- derreta a barra glicerinada e coloque a essência de kiwi (mexa por baixo da camada branca que se formou durante o derretimento.

2 - coloque algumas gotas do corante verde até atingir a cor desejada.

3 - coloque aleatóriamente algumas sementes de gergelim preto no fundo da fôrma.

4 - coloque a barra derretida já verde nas fôrmas até o topo.

5 - borrife álcool de cereais para retirar a espuma e deixe secar por duas horas.

6 - desenforme puxando as bordas da fôrma.

7 - acerte as rebarbas com uma faca.

8 - embale com filme plástico levando as sobras para a parte de trás.

9 - cole a etiqueta e use a imaginação na embalagem caso for presentear.

.Sabonete de Laranja

Materiais:

250 grs de base transparente

150 grs de base branca

6 ml de essência de laranja

3 ml de óleo de Copaiba

3 ml de Renex 95

Anilina laranja

Fôrma inox 5 cm de diâmetro, fôrma inox 8 cm de diâmetro

Filme plástico, fita crepe, óleo de amêndoas, pincel e linha 10

Prepare a fôrma de inox com 5 cm de diâmetro com o filme plástico e a fita crepe. Unte com óleo de amêndoas e reserve.

Derreta a base transparente em banho-maria.

A parte misture 2 ml de óleo de copaiba com 2 ml de Renex 95.

Coloque na base já derretida. Coloque também as 6 ml de essência e a anilina laranja. Despeje na fôrma de inox e deixe esfriar.

Retire da fôrma com cuidado.

Com o auxilio de uma linha 10, corte em seis partes iguais no sentido do comprimento.

Depois de formado os gomos, unte a fôrma de inox de 8 cm de diâmetro.

Sobre um filme plástico, disponha os gomos remontando o círculo deixando um intervalo regular entre eles.

Coloque a fôrma de inox sobre a montagem e com cuidado prenda o filme plástico com a fita crepe na fôrma.

Aqueça a base branca, misture 1 ml de óleo de copaiba, 1 ml de Renex 95 e a essência de laranja. Despeje cuidadosamente sobre os gomos até cobrir totalmente.

Deixe esfriar e retire com cuidado da fôrma.

Com o auxílio da linha 10 corte rodelas de mais ou menos 1,5 cm.

Embale individualmente com o filme plástico, coloque etiqueta no fundo com prazo de validade.

E está pronto esse lindo sabonete.

Artesanato Fácil

Sabonete hidradante com argila e rosas

Lista de Produtos

• 1 kg de base glicerinada branca.

• 3 colheres de sopa de argila natural em pó.

• 20 ml óleo vegetal de Buriti.

• 40 ml de essência Benjoin.

• 30 ml de essência de Laranja

• 60 ml de extrato de Rosas Brancas.

• 80 ml de lauril líquido.

• Panela esmaltada

• Faca sem serra

• Colher de inox ou espátula de silicone

• Bacia plástica

• Forma retangular p/ 1 kg

• Saco plástico

Como fazer:

1- Com a faca pique a base glicerinada branca, coloque na panela esmaltada e leve a fonte de calor, quando a base estiver em estado liquido, retire do fogo.

2- Em seguida acrescente 3 colheres das de sopa de argila natural em pó, o óleo vegetal de buriti, as essências, o extrato de rosas brancas e o lauril líquido, misture tudo muito bem para que fique homogêneo.

3- Na próxima etapa você vai despejar a base que esta na panela em uma bacia plástica e com a ajuda da espátula de silicone mexa até começar engrossar e ficar com consistência de mingau, neste ponto você percebe que a argila bem distribuída por todas as partes da glicerina, sendo assim, o resultado final será bem uniforme e de muita qualidade com as propriedades distribuídas igualmente por toda a base glicerinada.

4- Despeje na forma de plástico, espere esfriar e solidificar, desinforme, corte em pedaços de aproximadamente 2 cm.

5- Embale-os com o celofane BOPP e não esqueça de colocar a etiqueta de segurança no verso.

Funções da Argila: A argila limpa profundamente os poros, nutre as células, aumenta a permeabilidade da pele, permitindo que ela respire melhor deixando-a mais macia e clara. Regula a oleosidade facial e tem ação cicatrizante. O uso regular de produtos com Argila proporciona uma pele sempre fresca e saudável

Artesanato Fácil

Sabonete hidratante de leite de cabra

Fórmula:

500 gramas de base para sabonete glicerinada branca

15 ml de essência de sua preferência

80 ml de leite de cabra

Material necessário:

Base para sabonete

Essência

Leite de cabra

Becker graduado

Recipiente próprio para microondas

Formas para sabonete

Espátula plástica

Papel filme ou papel celofane

Fita adesiva

Embalagem e fitas decorativas

Manipulação:

Corte a base em pedaços pequenos e leve ao microondas em potência média de 2 a 3 minutos, intercalando pausas, para não deixar a base ferver, até derretimento completo.

Aguarde a base amornar, adicione a essência, misture e em seguida o leite de cabra homogeneizando. Despeje em formas para sabonetes. Aguarde secagem completa para desenformar. Embale em papel filme ou celofane.

Mulher.com

Sabonete colorido no tubo

Material

- 500 grs de glicerina branca (dica: pra ajudar na produção fazer ½ kg de cada cor, sendo assim pra essa receita usar ½ kg de glicerina já colorida.)

- 600 grs de glicerina transparente

- 30ml de essência de pêssego

- 20ml de essência de Chá Verde

- 30ml de lauril líquido

- 20 ml de extrato glicólico de aveia

- Corantes a base de água

- Tubo de PVC de 3 polegadas com 25 cm de comprimento e terminal

- Colher de inox ou espátula de silicone

- Fatiador de legumes

- Faca

- Tábua de carne

- Medidor

- Panela esmaltada

- Fogão elétrico

Modo de fazer

Etapa 1 (fazendo cores)

Forre a forma de bolo inglês com saco plástico transparente e reserve. Com a faca, pique 500grs de glicerina branca, leve ao fogo na panela esmaltada ate derreter, retire do fogo, acrescente 10 ml de essência, 10 ml de lauril, corante ate atingir a tonalidade desejada, mexa bem, despeje na forma e reserve. Faça 4 barras coloridas, uma de cada cor, nesse mesmo processo.

Etapa 2 (montagem da forma)

Depois que as barras estiverem prontas e rígidas, corte em tiras uma das cores e o restante passe no fatiador de legumes para formar os espirais. Pegue duas tiras e envolva com os espirais e coloque com cuidado no tubo, que deve ficar deitado ate que ele esteja completo. Repita isso com todas as cores. Assim que o tubo estiver completo, levante e reserve.

Etapa 3 (finalização)

Pique 500 grs de glicerina transparente em cubinhos, coloque na panela esmaltada e leve ao fogo até derreter. Retire do fogo e acrescente 30 ml de essência de Pêssego, 20ml de essência de Chá Verde, 30 ml de lauril líquido, 30 ml de extrato glicólico de aveia, mexa pra misturar bem.. Com a glicerina já morna, tomando esse cuidado pra não derreter o que está na forma, despeje devagar no tubo reservado .

Depois de colocada a glicerina, não mover o tubo até que seque completamente, o que levará por volta de 2h.

Para desinformar do tubo com mais facilidade, uma dica é levá-lo até o congelador por uns 15 min, assim ele desliza e sai com mais facilidade.Depois de desinformado, corte em fatias de aproximadamente 2cm cada pedaço.

Mulher.com

Sabonete em esfera de Pitanga

Material:

- 500grs. de glicerina branca

- 500grs de glicerina transparente

- 60 ml de essência de Pitanga

- 30 ml de extrato glicólico de Aloe Vera

- 30 ml de lauril líquido

- Corante cosmético Laranja

- Forma em esfera nº 8

- Forma em formato de pitanga

- Fita adesiva

- Colher de inox ou espátula de silicone

- Faca

- Tábua de carne

- Medidor

- Panela esmaltada

- Fogão elétrico

Modo de Fazer:

1ª Etapa (fazendo pitangas):

Pique 500grs de glicerina branca em cubos, leve ao fogo na panela esmaltada até derreter. Retire do fogo e acrescente 20ml de essência de pitanga, 10ml de lauril líquido e 10 ml de extrato glicólico de Aloe Vera e o corante cosmético laranja à olho, até chegar no tom desejado. Mexa bem e despeje na forma de Pitanga, assim que estiver rígida, desinforme para a segunda etapa da receita. Esta quantidade de glicerina rende 60 pitangas pequenas.

2ª Etapa ( montagem da forma):

Pegue a forma em esfera, abra e preencha com 15 pitangas, em seguida feche a forma e lacre toda sua volta com fita adesiva. Reserve.

3ªEtapa (finalização):

Pique 500grs de glicerina transparente em cubos e leve ao fogo na panela esmaltada até derreter. Retire do fogo e acrescente 40ml de essência de Pitanga, 20ml de lauril líquido e 20 ml de extrato glicólico de Aloe Vera. Mexa para ficar homogêneo. Nessa etapa é muito importante esperar a glicerina baixar sua temperatura, para não derreter as pitangas que já estão na forma. Assim que estiver morna, despeje na forma já preparada com as pitangas, e assim que estiver fria e rígida, desinforme.

Estas receita rende 4 esferas nº 8.

O extrato de Aloe Vera é um umectante natural, indicado para peles normais, é amaciante, anti-inflamatório e cicatrizante.

Mulher.com-Tv Século 21

Sabonete esfoliante

Material

• 3 ml de essência de algas para sabonete perfumada à base de óleo

• Anilina para sabonete perfumado

• 100 g de glicerina leitosa

• 3 colheres de café de gergelim torrado

• Corante marfim

• Forma de vinil

• Copo medidor

• Borrifador com álcool de cereais

• Panela esmaltada

• Faca

• Colher

• Espátula de plástico

• Pipeta (medidor de essências)

• Plástico filme

Passo-a-passo

Passo 1: Leve a glicerina leitosa ao fogo, derretendo-a em banho-maria.

Passo 2: Enquanto isso, coloque no copo medidor as 3 colheres de gergelim, as duas gotas do corante marfim e os 3 ml de essência.

Passo 3: Depois, borrife com o álcool de cereais.

Passo 4: Jogue a glicerina no copo medidor e mexa tudo por uns 5 minutos.

Passo 5: Borrife novamente com álcool e despeje na forma.

Passo 6: Borrife de novo.

Passo 7: Deixe esfriar por 30 a 40 minutos.

Passo 8: Desenforme e, depois de 3 horas, enrole-o num plástico filme.

Nippo Brasil

Sabonete

Material

1/5 Kg de glicerina branca

1,5 Kg de glicerina transparente

50 ml de extrato glicólico de leite de cabra

Essências da sua preferência

60 ml de lauril líquido

Corante cosmético nas cores vermelho, laranja e amarelo

1 panela esmaltada

1 faca sem serra

1 dosador de líquidos

1 espátula de silicone

1 fatiador de legumes

Formas retangulares

Saco plástico transparente

Passo-a-passo

- Corte 250 gr da glicerina branca em pedaços pequenos e derreta na panela esmaltada. Mexa com uma colher de sopa

- Acrescente um pouco da essência na panela e continue a mexer.

- Coloque o corante laranja até ficar no tom desejado. Mexa.

- Separado, cubra a forma retangular com o saco plástico transparente. Desepeje dentro o líquido colorido.

- Repita esse processo com as outras cores (amarelo e vermelho).

- Depois de secas, tire as barras das formas e passe-as no fatiador. Faça tiras, como se fossem frios.

- Com tudo fatiado, faça rocamboles com as tiras, enrolando todas as cores juntas. Faça os rolinhos em degradê.

- Pegue a glicerina transparente e corte em quadradinhos.

- Em outra forma retangular, coloque outro saco plástico. Encaixe os rolinhos coloridos da forma que desejar e intercale com os pedaços de glicerina transparente. Reserve.

- Derreta mais uma parte de glicerina branca. Usando o dosador, acrescente mais essências, extrato de leite de cabra e lauril. Misture tudo com uma espátula de silicone, até ficar homogêneo. Deixe esfriar.

- Quando estiver morno, despeje o líquido na forma retangular, cobrindo os rocamboles coloridos e a glicerina transparente.

- Não movimente a forma até e mistura esfriar e ficar sólida.

- Depois disso, desinforme e corte em quadrados de, aproximadamente, 2 cm de largura.

- Está pronto! Agora, é só embalar e presentear.

Mais você

Limpeza de Pele

Ingredientes:

- 1 pacote de gaze quadrada

- 2 colheres (sopa) de flocos de aveia

- mel puro

Modo de fazeer:

Sobreponha três gazes e coloque a aveia no cento. Junte as pontas da gaze, formando uma trouxinha bem firme. Em seguida, molhe a trouxinha em água morna e passe-a suavemente no rosto, pescoço e colo durante 5 minutos. Isso remove as impurezas. Depois, lave a pele com água e espalhe um pouco de mel, deixando agir por 15 minutos. O mel é um poderoso hidratante. Por último, lave a pele com água.

.

4 comentários:

  1. Adorei seu blog e sua criatividade....são lindo e de muito bom gosto! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, muito criativo o seu trabalho. Excelente explicação. Vc usa filme de PVC normal, indica alguma marca? Caso afirmativo, mande in box no facebook -solange cardodo - Brasília A- obrigaga

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!! Sou do ES, comecei esses dias a fazer sabonetes, estou usando essência, mas ainda fica um cheiro forte da base. Gostaria de saber o porque? E também qual a utilidade dos ingredientes extrato glicólico e o lauril líquido. Eu não uso nenhum dos 2 será que é por isso que ainda não deu certo meus sabonetes?

    ResponderExcluir

Gostou então comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogobo.com