Bem vindos à minha casa!

Se você chegou até aqui é porque gosta de decoração, comidinhas gostosas, casinha arrumada. E é o que você vai encontrar, mas com um detalhe:, tudo com pouquíssimo dinheiro, muita criatividade, reciclagem e reaproveitamento. Entre e fique à vontade e por favor, comente. Adoro ouvir as opiniões de quem passa por aqui. E as perguntas, dúvidas ou sugestões deixadas nos comentários, serão respondidas por aqui mesmo.

terça-feira, 31 de maio de 2011

0

A desintoxicação minuto a minuto

Tricotando e Criando

Bom dia amigos e amigas do meu bloguinho...
então hoje vou começar o dia falando de um assunto muito sério. O cigarro. Recebi este Email hoje de uma amiga, Giovana, quero que leiam e reflitam sobre o que o cigarro pode fazer em nossas vidas.

Siga nosso relógio biológico e acompanhe as mudanças no seu corpo



Já no primeiro minuto sem cigarro, seu corpo começa a processar a mudança. Veja a seguir o que acontece com você ao longo do tempo, após abandonar o vício, e pasme: são necessários pelo menos 20 anos para que tudo volte ao normal!

Depois de...

20 minutos: a pressão volta ao normal
8 horas: as taxas de nicotina e de monóxido de carbono caem pela metade e o oxigênio volta ao normal
24 horas: o monóxido de carbono é eliminado do corpo
48 horas: a nicotina é eliminada, melhorando o olfato e o paladar
72 horas: a respiração fica melhor
2 a 12 semanas: a circulação melhora
3 a 9 meses: tosse, barulhos na respiração e problemas respiratórios diminuem na medida que a função pulmonar melhora
6 meses: caem as infecções respiratórias e melhora a circulação
1 ano: o risco de morte por doença cardiovascular cai pela metade
10 anos: o risco de morte por câncer de pulmão cai entre 30% e 50%
20 anos: o risco de tumores entre um ex-fumante é similar a quem nunca fumou

Tentações do fumo
Muitas atividades podem despertar a vontade de fumar. Aprenda a lidar com elas:

Terminar uma refeição: levante da mesa imediatamente e comece alguma atividade prazerosa. Experimente uma caminhada ou um novo hobby
Tomar café: mude a forma de beber café. Pode ser o lugar, a caneca ou qualquer outra coisa que você fazia quando fumava
Falar ao telefone: coloque seu telefone numa sala diferente em sua casa. No escritório, você pode não ter alternativa, mas coloque pequenos objetos em sua mesa para que você possa brincar com eles enquanto fala no telefone
Intervalos: em vez de fumar antes de começar um novo projeto, tente dar uma pequena caminhada ou ler uma parte do jornal ou um capítulo de um livro que você esteja gostando
Depois de uma discussão: se você estiver zangado ou contrariado, tente dar uma volta ao redor do quarteirão ou do prédio onde trabalha
No carro: como o cigarro foi banido de muitos ambientes de trabalho, os carros se tornaram um lugar popular para fumar. Retire os cinzeiros ou encha-os com papéis onde estejam escritas as razões para você não mais fumar. Em vez de fumar enquanto dirige, coloque uma música e cante-a

Ganho de peso quando se pára de fumar
O ganho de peso é uma grande preocupação para pessoas que querem parar de fumar. Porém muitas pessoas não engordam ao largar o cigarro. Além disso, parar de fumar é muito mais importante para sua saúde do que engordar um pouco. Espere muitos meses depois que você parou de fumar para entrar num programa de emagrecimento. Seria muito stress tentar fazer tudo de uma vez. Você pode querer só tentar parar de fumar quando perder uns quilinhos, mas esse projeto pode só acabar adiando seus objetivos reais. Em vez disso, tente minimizar o ganho de peso depois que você parar de fumar. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para reduzir o ganho de peso:

Considere usar a terapia de reposição da nicotina. Esses remédios retardam o ganho de peso. Embora não evitem que você engorde no longo prazo, podem permitir que você lide com os primeiros sintomas da abstinência de nicotina e depois pense na questão do peso
Torne-se mais ativo
Troque comidas muito gordurosas por frutas, vegetais e produtos integrais
Tente não trocar o prazer de fumar pelo prazer de comer. No lugar de um doce, mastigue um canudo ou um palito

Lembre-se de que ter uma boa aparência é mais importante do que o quanto você pesa. Cheirar bem, ter um bom hálito, dedos e dentes livres daquele tom amarelado do tabaco e se sentir mais saudável fazem você parecer mais atraente.

Depressão
A depressão é uma doença que leva a pessoa a se sentir triste e sem esperança por muito tempo. É diferente de outros sentimentos normais como tristeza, dor ou cansaço. Pessoas deprimidas também podem:

Pensar e falar mais devagar do que o normal
Ter problemas de concentração, memória e para tomar decisões
Apresentar mudanças no sono e nos hábitos alimentares Perder o interesse por coisas que antes as divertiam
Preocupar-se com a morte ou com o suicídio A depressão afeta tanto homens quanto mulheres de todas as idades. Durante a vida, uma pessoa pode ter um ou mais quadros depressivos. Cada episódio torna a pessoa mais vulnerável a ter outra crise. A maioria das pessoas que está em depressão melhora com remédios, terapia ou uma combinação de ambos.

Estabelecendo metas
Um jeito de conseguir atingir seu objetivo é ir estabelecendo pequenas metas. Toda vez que você conquistar uma delas, terá uma sensação de orgulho, o que o ajudará no caminho para livra-se do vício.

Estabeleça seus objetivos de forma clara: Escreva-os ou diga a alguém o que você está tentando fazer. Objetivos precisam ter quando , por quanto tempo e o que . Por exemplo: Vou escrever um diário com o meu comportamento sem o cigarro por uma semana .
Recompense a si mesmo ao atingir um objetivo: Parar de fumar é um processo longo e cada pequeno sucesso merece uma comemoração. Não se puna ao não atingir suas metas. Em vez disso, se dê um agrado ao atingi-las.
Determine seu ritmo: Você pode querer ou precisar parar de forma gradual, ao longo de meses ou até de um ano. Estabeleça uma velocidade razoável
Seja realista: Você pode se sentir muito excitado com seu plano para parar de fumar. Tome cuidado para não estabelecer metas que estejam acima daquilo que você pode cumprir. Coloque metas realistas.

Por que parar?
Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo ano precocemente no Brasil por causa de doenças causadas pelo tabagismo. Qualquer pessoa que pare de fumar irá obter benefícios. Quando você pára de fumar, não importa qual seja sua idade, você reduz seu risco de:

Ter um ataque do coração ou um infarto. Mesmo fumar poucos cigarros por dia (um a quatro) aumenta o risco de ter uma doença arterial coronariana. Se a pessoa que fuma tiver um ataque do coração, a chance de morte súbita é duas vezes maior do que em uma pessoa que não fuma.

Tão logo você pare de fumar, seu risco de ter um ataque do coração e infarto começa a cair. Se você já teve uma doença arterial coronariana, sua chance de ter um segundo ataque e uma possível morte súbita diminui quando você pára de fumar. Depois de dez anos sem fumar, seu risco de ter um câncer de pulmão é reduzido entre 30% e 50%. Se você tem asma, você pode ter menos ataques e mais leves. E menos doenças respiratórias, como resfriados, gripes e pneumonia.

Outros tipos de câncer. Depois que você pára de fumar, seu risco de desenvolver câncer na laringe, boca, garganta, esôfago, intestino, bexiga e pâncreas cai gradualmente.

Impotência e problemas de fertilidade. Homens que param de fumar estão menos propensos a ter problemas para atingir e manter a ereção. Mulheres que param com o cigarro também correm um menor risco de ter problemas quando grávidas.

Problemas nos dentes e nas gengivas. Fumar pode trazer algumas doenças na gengiva. Quem fuma corre duas vezes mais risco de perder um dente do que quem não fuma.

Morte precoce. Não importa o quão velho você seja ou por quanto tempo você fumou: parar de fumar reduz seu risco de desenvolver problemas de saúde. Além de reduzir seu risco de doenças futuras, você notará alguns benefícios assim que parar de fumar. Sua falta de ar e outros sintomas de asma terão melhorado em duas ou quatro semanas depois de você ficar sem o tabaco. Por outro lado, você pode tossir ainda mais na primeira semana depois que você parar de fumar porque seus pulmões estarão tentando se limpar
.
Redução do risco de problemas de saúde para os membros da sua família, causados por eles serem fumantes passivos

Bebês prematuros e problemas na gravidez são mais raros em mulheres que param de fumar Cigarros sem nicotina ou alcatrão não são mais seguros do que os cigarros tradicionais. Não seja enganado pensando que esses produtos são melhores para você.

Por que parar de usar charuto, cachimbo ou cigarrilhas?

Você pode desenvolver câncer de pulmão, garganta e boca ao usar charuto, cachimbos ou cigarrilhas.

Risco de saúde relacionados a cigarros ou cachimbos. Mesmo que você não inale a fumaça do cachimbo ou do cigarro, você tem um grande risco de desenvolver uma doença. Parar de fumar reduz em muito essas chances, da mesma forma que parar de fumar cigarros

Riscos ligados a mascar tabaco. Isso aumenta o risco de desenvolver câncer de boca, problemas de gengiva e perda de dentes.

Como manter o novo estilo de vida

Muitas das sensações que você terá logo que parar de fumar não serão positivas. A abstinência da nicotina pode deixá-lo irritadiço, com problemas de concentração ou para dormir. Você também pode resistir à mudança nos hábitos. Há muita coisa por se fazer, mas mantenha-se firme. Você vai se sentir melhor. Por muitos meses pode ser bastante duro. Algumas dicas podem ajudá-lo a permanecer longe do cigarro:

Lidar com tentações e desejos quando você pára de fumar
Fazer mudanças positivas na sua vida
Evitar escorregões (fumar um ou dois cigarros) ou ligar com eles quando ocorrerem
Lidar com o ganho de peso

20 minutos: a pressão volta ao normal
8 horas: as taxas de nicotina e de monóxido de carbono caem pela metade e o oxigênio volta ao normal
24 horas: o monóxido de carbono é eliminado do corpo
48 horas: a nicotina é eliminada, melhorando o olfato e o paladar
72 horas: a respiração fica melhor
2 a 12 semanas: a circulação melhora
3 a 9 meses: tosse, barulhos na respiração e problemas respiratórios diminuem na medida que a função pulmonar melhora
6 meses: caem as infecções respiratórias e melhora a circulação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Gostou então comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogobo.com