Bem vindos à minha casa!

Se você chegou até aqui é porque gosta de decoração, comidinhas gostosas, casinha arrumada. E é o que você vai encontrar, mas com um detalhe:, tudo com pouquíssimo dinheiro, muita criatividade, reciclagem e reaproveitamento. Entre e fique à vontade e por favor, comente. Adoro ouvir as opiniões de quem passa por aqui. E as perguntas, dúvidas ou sugestões deixadas nos comentários, serão respondidas por aqui mesmo.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

5

COMO PINTAR VASO DE CERÂMICA?

Tricotando e Criando
Para os que me perguntaram sobre a pintura do vaso de cerâmica. Seguem algumas dicas:
Este é um vaso de cerâmica vermelha que encontramos com facilidade em qualquer floricultura. As técnicas utilizadas para a pintura foram a pátina italiana e o estêncil.






PÁTINA ITALIANA

Aconselhável para superfícies lisas como vasos de cerâmica e cimento sem detalhes.
Prepare a superfície. Aplique quantas demãos forem necessárias de tinta látex branco para cobertura total da peça. Escolha a cor desejada (tinta látex) e aplique no mínimo duas demãos. Deixe secar bem. Aplique com um pincel de cerdas duras cera em pasta incolor misturada com um pouco de tinta látex branco, respeitando o sentido da pintura da peça. Quando estiver quase totalmente seco, polvilhe talco e de lustro com uma malha seca.



DICAS PARA PINTURA COM ESTÊNCIL


Basta adequar o material à cada superfície que a técnica será aplicada.

O estêncil - cod.2062 - da Molde Vazado foi aplicado na cor verde, com tinta acrílico fosco.
A base foi trabalhada com tinta Esmalte Base Água Seca Rápido na cor branco brilhante, ambas da Suvinil.

A opção pelo uso da tinta Esmalte Seca Rápido foi adotada em função da necessidade de se obter uma boa impermeabilização das peças.

Essas são algumas dicas para se fazer a pintura com estêncil:
- fixe o molde com fita crepe;
- eu não uso a famosa brochinha para estêncil e sim, esponja cortada em pequenos pedaços;
- coloque a tinta em um pires e um paninho ao lado do pires;
- molhe a espoja na tinta e dê umas três batidinhas no paninho para tirar o excesso de tinta (estêncil não combina com bastante tinta);
- bata suavemente sobre o molde vazado;
- lave e seque o molde a cada recolocação.

Fotos: Luiza Cazetta

Essas peças serão utilizadas pelo Restaurante Light Vida, que em breve será inaugurado. Um trabalho bacana que estou terminando onde, a proposta do Restaurante - Alimentação Equilibrada

PINTURA EM VASO DE CERÂMICA II

Vasos de cerâmica vermelha que encontramos em floriculturas, servem tanto para o plantio como para decoração de ambientes. Gostei muito do formato desses, então apliquei uma técnica decorativa de pintura para usá-los como objetos de decoração.

Aqui vai a receita:
Três demãos de látex PVA na cor branco fosco aplicadas com pincel de cerdas macias no sentido horizontal - esperar a secagem entre as demãos;
Recortei e colei com cola branca (diluir um pouco a cola com água) figuras com motivos orientais;
Apliquei uma demão de verniz acrílico a base de água, também com pincel de cerdas macias;
E para finalizar, uma boa camada de verniz spray brilhante.

Fotos: Helô Pavan
Outras técnicas, dicas e sugestões clique: Faça Você MesmoVasosSinal Verde, tem até uma receita de pátina italiana para dar uma cara nova nos vasos do jardim.

PINTURA EM VASINHOS DE CERÂMICA 

A Grasi me pediu para escrever sobre pintura em vasos, então escolhi mostrar aqui duas técnicas que eu adoro, muito simples de executar e dá um charme todo especial em nossos jardins.

Pátina Italiana e Estêncil com Tinta



Aplique quantas demãos forem necessárias de tinta látex branco para cobertura total da peça. Escolha a cor desejada (tinta látex) e aplique no mínimo duas demãos; no caso desse vasinho, utilizei um tom de verde bem clarinho.

Deixe secar bem entre uma demão e outra. Estêncil da Borda: para a pintura do estêncil, escolhi um tom de verde mais escuro que o corpo do vaso. Prenda muito bem o estêncil (molde vazado) com fita crepe na borda do vaso.

Eu não uso a famosa brochinha para estêncil e sim esponja cortada em pequenos pedaços.

Coloque a tinta em um pires e um paninho ao lado do pires, molhe a espoja na tinta e dê umas 3 batidinhas no paninho para tirar o excesso de tinta - estêncil não combina com bastante tinta.

Bata suavemente sobre o molde vazado, lave e seque o molde a cada recolocação. Espere secar e aplique a pátina italiana somente no corpo do vaso deixando a borda com estêncil em destaque.

Pátina Italiana

Para fazer a pátina italiana, misture muito bem 2 colheres (sopa) de tinta látex branco com 1 colher (sopa) de cera em pasta incolor, até formar um creme. Aplique esse creme com um pincel de cerdas duras no mesmo sentido da pintura do vaso. Quando estiver quase totalmente seco, polvilhe talco e dê lustro com um pano (malha) seco.


Fotos:Helô Pavan

Uma outra sugestão é personalizar com desenhos e faixas à mão livre, como fiz nesses da foto acima, onde utilizei a cor Terracota para o corpo do vaso eCromo Suave para o detalhe da faixa em onda. Ambas as cores são da Coral.

Depois é só aplicar a pátina italiana.

Um beijo grande.

5 comentários:

  1. Adorei a dica. É super prática.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada e volte sempre em nosso cantinho! :d

    ResponderExcluir
  3. Amei conhecer seu blog, vim até aqui porque estou precisando restaurar um vaso de resina que esta gasto e eu não sei como fazer, então fui a busca, acho até que já descobri, mas se puder me dar algumas dicas agradeço. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. o meu vaso já foi pintado , está branco, mas gostaria de retorna-lo a cor original ou ao menos próxima da cerâmica... Alguma sugestão Regina?
    Muito agradecida!

    ResponderExcluir

Gostou então comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogobo.com