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domingo, 12 de junho de 2011

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Dicas de profissionalização do artesanato informal -I

Tricotando e Criando
São algumas dicas que considero importantes, muito úteis e servem muito bem a quem está começando.
Dicas de profissionalização do artesanato informal



- Crie sua marca e um logotipo, faça algum material de divulgação, de acordo com a sua possibilidade, pode ser um cartão de visitas impresso em gráfica ou por você mesmo na impressora doméstica, nele deixe claro e visível um telefone e e-mail prá contato, se possível monte um blog, servirá de vitrine pros seus trabalhos e um meio de fazer novos contatos e divulgação. Quem optar por trabalhar com papel (scrap, cartões, etc...) pode fazer o seu próprio cartão artesanal, fica lindo e criativo. A sua peça é a sua maior propaganda, procure fazer adesivos ou carimbar discretamente em algum cantinho, quem recebê-la terá ali seu contato permanente.




- Cadastre seus clientes, pode ser de forma simples, inclua nome, telefone e email. Dessa forma você poderá entrar em contato oferecendo novidades, fazendo convites e etc... O email é uma excelente fonte de divulgação, mas cuidado com exageros, não é nada agradável receber spans

- Fotografe suas peças, é um modo simples de manter um mostruário, seja impresso ou publicado em blogs e sites. Esse histórico de produção é muito importante e bem visto aos olhos do cliente, tira aquela ideia de principiante, de inexperiência.
- A apresentação depende do produto com o qual você vai trabalhar, se você vai participar de feiras, ou entregar em mãos, se o produto vai ou não via correio ou transportadora; são variáveis importantes. Em feiras é necessário sacolas de vários tamanhos e embalagens prá presente, se for via correio, certifique-se de embalar muito bem, não há nada mais frustrante que receber algo quebrado, além de causar péssima impressão. Se suas clientes são assim todas cute... capriche na embalagem, tudo isso é valorizado {recebi uma vez um presente de Aniversário da minha amiga Rosângela, vocês não imaginam que coisa chique o papel seda timbrado e a sacolinha, um luxo, dá outra aparência ao produto e credibilidade ao cliente}.

- Valorize o seu trabalho, cobre o que é justo, nem a mais e nem a menos, não "rife" ou venda "à preço de banana" só pelo fato de fechar a venda, não ceda à descontos abusivos.{Quando alguma peça não vendia, mesmo sendo bonita e num preço justo, minha mãe dizia que era porque ela ainda não havia encontrado o dono dela... rs}. Não esqueça, só você sabe o quanto de dificuldade você teve e o tempo que você demorou prá executar aquela peça, só você sabe o valor real dela.


- Somente aceite encomendas mediante sinal, em geral o valor de custo que você vai gastar, dessa forma você tem uma garantia de que o cliente não vai desistir e te deixar com o prejuízo e também, não precisa investir nada do bolso prá comprar o material. Além disso evite vender fiado, você corre o risco de não receber, e além de perder o cliente, perde às vezes um amigo, além de ser extremamente constrangedor {normalmente eu tenho mais vergonha de quem fica devendo do que a própria pessoa, acabo por perder a dívida a ter que cobrar, e já foram tantos os calotes... mas tudo na vida a gente aprende, e a não-confiar é uma delas}.

- Invista em você, recicle-se sempre, invista em aprimoramento, faça cursos, atualize-se. Hoje tudo está muito fácil, revistas, internet, TV, aulas gratuitas. Tente sempre aprender coisas e técnicas novas de trabalho.

- Cuide com os prazos, ao receber uma encomenda, sempre peça um prazo razoável, que você tenha certeza que possa cumprir e honre esse prazo, religiosamente! Falhar faz com que você perca a credibilidade., o cliente cria expectativas, curiosidade e conta com aquela data. Peça um bom prazo, prá elaborar o projeto com calma, com toda a atenção e capricho que o cliente merece.


- Organize seu ambiente de trabalho, seus horários e sua rotina. Se você dispõem de pouco espaço ou pouco dinheiro, improvise, seja criativa... Coloque suas peças em vidros, caixinhas bonitinhas, deixe tudo limpinho, prá que na hora de executar o trabalho, você tenha prazer e facilidade prá trabalhar, tenha ao seu alcance tudo o que você necessita. Bagunça significa desordem, física e de energias também, lembre-se disso!


- Anote seus investimentos em material, seus lucros e perdas, prá que você saiba ao certo seus lucros e ganhos líquidos {eu comprei um livro-caixa e tem funcionado muito bem, me dá uma visão organizada e real do quanto eu ganho a cada mês} Há períodos de maior venda, como Natal, Páscoa, datas especiais como dia das mães, dia dos pais e namorados. Para os outros períodos de menor venda, seja criativo, busque outros nichos e segmentos de mercado. Lembrancinhas são uma excelente opção, você atinge clientes e eventos diversos (aniversários, nascimentos de bebês, casamentos, chá de cozinha, chá de bebê e etc...). é importante também prá avaliar se o caminho que você está seguindo está valendo à pena, se é melhor pegar encomendas, fazer pronta-entrega ou dar aulas por exemplo.


- Ofereça sugestões e soluções criativas àquilo que o cliente quer ou necessita, mostre como utilizar da melhor forma a peça confeccionada, as possibilidades de uso, procure trabalhar com peças de dupla função, por exemplo: utilitárias, mas decorativas.


- Aprenda a vender seu produto, participe de feiras de artesanato local, bazares, ofereça seus trabalhos em lojas, se possível, anuncie em jornais de bairro, ou mesmo em murais de condomínio, escolas, etc... Divulgue seu trabalho pela internet, é um meio muito usado hoje em dia, atinge vários públicos e é gratuito (Orkut, Twitter, Facebook, Flickr e etc...) Outra forma de divulgação é presentear a família e os amigos, professoras e profissionais colaboradores.

Continuando as dicas que dei , essa segunda parte aborda um pouquinho mais da parte comercial e pessoal.


- Quando estamos iniciando, a parte mais difícil é onde e prá quem vender, como colocar seu produto no comércio, torná-lo conhecido, conseguir aceitação. Um dos caminhos que existem e que vejo muita gente usando é o da consignação. Você deixa o produto em uma loja, se vender, a pessoa te paga e em troca você dá uma comissão combinada previamente. É uma forma do lojista trabalhar com seu produto sem investir e de você ter seu trabalho divulgado e conhecido. Bem no início eu trabalhei dessa forma, mas nem tudo é assim tão simples, me incomodei muito e hoje prefiro não vender a ter que deixar minhas peças consignadas. Se você optou por divulgar seus produtos dessa maneira, apenas lembre-se de tomar alguns cuidados, eu evito por vários motivos:
  • A peça pode estragar, e quando você for buscá-la, retirá-la na loja para renovar poderá estar em péssimo estado, devido ao manuseio excessivo, pó, e falta de cuidado.
  • Esse tempo que ela fica "parada" na loja você deixou de oferecer a outros clientes potenciais, de mostrar prás pessoas que frequentam sua casa.
  • Se houver algum dano, dificilmente o lojista vai se responsabilizar em pagar e você assumirá o prejuízo.

- Calcule um preço justo e antes de produzir, verifique vários fatores:
  • Quem é seu publico alvo, ou seja prá quem você vai vender? Vai atuar em algum segmento específico?
  • Quais são os seus gastos mensais com a produção? Você deve levar em consideração seus custos fixos como energia elétrica, água, aluguel se houver, etc...
  • Qual o tempo dispensado na mão-de-obra, quantas horas você gasta em cada projeto?
Existe uma continha que o pessoal faz por aí que é de multiplicar o preço de custo por 3, atribuindo que 1/3 seria material, 1/3 mão de obra e 1/3 seu lucro, eu não uso essa conta e já aviso prá cuidarem com isso, porque acho esse parâmetro bastante falho. Essa continha deixa de levar em consideração algo muito importante: TEMPO DE EXECUÇÃO. Quando eu fazia bijuterias trabalhava com miçangas e também com cristais e strass Swarovski, mas uma coleira de miçangas me dava muito mais trabalho do que uma coleira Swarovski e se eu apenas multiplicasse o custo por três estaria tendo um valor totalmente deturpado, hoje eu estipulei um valor de "hora-trabalho", a minha hora vale X Reais e eu a somo ao custo da peça e acrescento também o valor referente às despesas fixas, é mais complicado? É sim, mas também é muito mais justo, prá mim e pro meu cliente. Caixinhas para lembrancinhas por exemplo custam cruas menos de R$ 1,00, mas dão mais trabalho do que caixas maiores, lembrem-se, devemos cobrar pela complexidade, personalização e exclusividade do trabalho, não apenas jogar um lucro aleatório. Em relação à preço, recomendo também ter tabelas separadas para pequenas e grandes quantidades, atacado e varejo, porque na hora de comprar o material em maior quantidade, sempre conseguimos descontos e preços melhores, eu repasso essa proporção ao meu cliente.

- Tenha cuidado ao negociar com amigos e parentes próximos, são os primeiros a nos incentivar, mas também a achar que são merecedores de em média 90% de desconto, acham que pela proximidade e vínculos temos a obrigação de vender à prazo, parcelado ou fiado. Amigos, amigos; negócios à parte...

- Jamais prometa aquilo que não pode cumprir, acabamentos impossíveis, temas indisponíveis, pegar uma encomenda com alguma matéria-prima em falta (que você prometeu conseguir), prazos apertados.

- Saiba administrar seu faturamento, quando entrego uma encomenda, no ato do recebimento eu registro a entrada no livro-caixa e separo o valor da mão-de-obra e despesas, esse valor eu deposito novamente, é o meu capital de giro, o lucro eu guardo, ou reinvisto em novidades, cursos ou em algum benefício pessoal.


- Educação é tudo, procure atender com simpatia e bom-humor. Todo mundo tem problemas, mas ninguém é obrigado a compartilhar com você seus problemas pessoais.

- Evite abordar alguns assuntos com clientes os quais você não conhece e não tem intimidade. Religião e política, assuntos desagradáveis como tragédias, mortes e doenças. Evite falar mal de quem quer que seja, saiba se posicionar de forma neutra em relação à certos comentários.


- Exercite a sua criatividade, leia revistas específicas da sua área, visite feiras, bazares e exposições, pesquise na internet o que há de novidade, acompanhe fóruns, sites e blogs referente aos produtos com os quais você trabalha, inspire-se! E o fundamental: não copie... CRIE!!!!

- Tenha atitudes e pensamentos positivos, trabalhe com bom humor, isso só atrai boas vibrações e boas energias.


- Cuidado com alguns hábitos:
  • Não fume na presença de clientes.
  • Cuide de sua higiene pessoal, a higiene e limpeza das mãos é essencial, não é porque você trabalha com artesanato que isso signifique que tenha que ter unhas e mãos descuidadas.
  • Não importa qual é o seu estilo, mas procure se apresentar sempre bem arrumada, vestida de forma adequada ou pelo menos com um avental durante o horário em que está produzindo. A gente acaba se sujando sim de tinta, cola, etc... mas nem por isso você precisa estar vestida com roupas velhas, rasgadas, manchadas, etc... isso denota relaxo, desleixo pessoal.

- Conheça seus clientes, procure observar seus interesses, o que é mais procurado, do que mais gostam. Desta forma você passa a saber como direcionar seu trabalho, quando houverem novidades você sabe a qual cliente interessa, a quem você pode oferecer. Por exemplo, prá cada 10 caixas de medicamentos que eu vendo, apenas 2 caixas de costura são vendidas, com o passar do tempo percebi qual produto eu vendo melhor e quais produtos eu preciso manter um estoque maior.


- Evite deixar peças inacabadas, às vezes começamos uma peça e no meio do caminho desistimos da ideia, mas mude seu projeto, refaça, não deixe sem terminar. Tudo que fica inacabado nos gera frustração e acumula energia negativa, remete à desorganização, portanto, termine sempre.


- Se tiver peças "encalhadas" que você não conseguiu vender, faça promoção, dê um desconto maior, ou separe essa peça prá fazer algum tipo de sorteio ou até mesmo presentear alguém, um cliente assíduo. O importante é girar o produto, ter um estoque diversificado e atual. Se isso não funcionar ou você não conseguir encaixar seu produto no que citei acima, não hesite, recicle! Refaça a peça, mude a cor, mude a técnica e a gravura, renove!


Desejo à todos que queiram atuar nesse ramo muita criatividade e sucesso!!!

2 comentários:

  1. Obrigada. Do fundo do coração, obrigada. Não tenho muito tempo mas tenho muitas ideias que a pôr em prática, só me permitem começar no fim deste ano ou no princípio do próximo.
    Mas são tantas as questões para além do material e do que há a fazer que não me atrevia a sequer praticar fazendo para mim.
    Este post vem responder a muitas delas.
    Obrigada.

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  2. Olá maria, que bom que lhe foi útil estas dicas, volte sempre logo teremos muito mais por aqui tudo sobre nosso mundo da arte, um abraço e volte...:q

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