Bem vindos à minha casa!

Se você chegou até aqui é porque gosta de decoração, comidinhas gostosas, casinha arrumada. E é o que você vai encontrar, mas com um detalhe:, tudo com pouquíssimo dinheiro, muita criatividade, reciclagem e reaproveitamento. Entre e fique à vontade e por favor, comente. Adoro ouvir as opiniões de quem passa por aqui. E as perguntas, dúvidas ou sugestões deixadas nos comentários, serão respondidas por aqui mesmo.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

0

Saiba como recuperar móveis de madeira

Tricotando e Criando


Manter a beleza dos móveis por mais tempo exige muita dedicação. Para que a madeira continue brilhando por mais tempo, a dica é colocar a mão na massa e aplicar, periodicamente, acabamentos em verniz ou stain, produto feito à base de óleos vegetais e desenvolvido para proteger o material.
Além de dar mais vida à madeira, as opções de acabamento a protegem contra fungos e pragas.
— Usá-las significa montar uma barreira contra agentes externos que estragam e oxidam a madeira. O verniz cria camadas mais grossas. O stain penetra no material, deixando-o com brilho e um aspecto mais natural. É um filme de baixo relevo, que traz proteção extra ao móvel — explica Rafael Ferreira, gerente de Marketing e Comunicação da empresa Montana Química, que fabrica o s dois produtos.
Antes de aplicar o produto escolhido, o consumidor precisa se preocupar em preparar a superfície do móvel.
— O principal erro está em não aplicar removedor, caso haja verniz antigo, e deixar de lixar corretamente a madeira antes de usar o acabamento — diz Ferreira.
Obedecer ao intervalo de secagem entre a aplicação das camadas e ler o rótulo da embalagem de cada produto, para saber se ele requer diluição, são outras dicas importantes para que o serviço feito em casa não deixe a desejar. Assim, o móvel ganha maior vida útil e fica sempre com cara de novo.
Tire suas dúvidas
Qual é o melhor produto para fazer a restauração de móveis de madeira: o verniz ou o stain?
A manutenção do acabamento é facilitada quando o consumidor opta pelo stain, porque não é preciso remover a aplicação anterior, já que o produto se desfaz em pó. Com o verniz, é comum as camadas antigas racharem e descascarem, o que exige aplicação de removedor.
Como retirar a marca de arranhão de um móvel de madeira?
Uma opção é utilizar manta abrasiva, uma espécie de lixa fina usada para regularizar o risco. Depois de passá-la, é preciso aplicar uma demão do produto. Se o risco for muito profundo, é preciso lixar mais e aplicar de duas a três camadas de verniz ou stain. Se, em vez de risco, a superfície do móvel ficar com aparência acinzentada, a opção é utilizar um clareador de madeira para, em seguida, lixar e aplicar o acabamento.
Quantas demãos do produto precisam ser aplicadas no móvel de madeira para fazer o acabamento?
Independentemente do uso de verniz ou stain, duas ou três demãos são indicadas para casos de móveis internos. Para os de uso externo, devem-se aplicar cinco camadas.
Perguntas respondidas por Rafael Ferreira, gerente de Marketing e Comunicação da Montana Química.


Como economizar ao recuperar móveis de madeira


Para melhorar a casa, não é preciso gastar muito nem comprar móveis novos. Com paciência, dá para você mesmo salvar seus móveis de madeira com um banho de tinta, mas é preciso ter cuidado ao lixá-los. Veja as dicas da decoradora Vivianne Pontes.

Como economizar ao recuperar móveis de madeira



Você vai precisar de:
  • Lixa
  • Tinta acrílica da cor da sua preferência
  • Paciência

Retoques na estrutura

Se seu armário, por exemplo, precisar de pequenos retoques,  chame rápido um marceneiro, para que os problemas do móvel não aumentem.
2

Técnica correta

É importante lixar a madeira sempre no sentido do veio, para evitar arranhões, farpas e lascas, que podem ferir os moradores.
3

Lixe a peça

Antes de pintar, no entanto, não esqueça de lixar a peça. Não é preciso esfregar muito, basta tirar o excesso do material antigo.
4

Tinta

É mais barato reformar o armário do que comprar outro. Para pintar, a tinta mais fácil é a acrílica, a de parede. A quantidade de demãos fica a seu critério. Depois de terminar a pintura, passe um lustra-móveis de cera, à base de carnaúba, para protegê-lo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Gostou então comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogobo.com